Defesa diz que houve pressão para punir professora suspeita de ter mantido relacionamento com aluno

A defesa da professora da Póvoa de Lanhoso, suspeita de manter um relacionamento amoroso com um aluno e contra quem existe uma proposta de suspensão, vai pedir a nulidade de todo o processo disciplinar, apurou o SOL.

João Magalhães afirma que “a instrutora do processo não teve a necessária independência e autonomia, já que depois de ter proposto o arquivamento, por notória falta de provas, foi instada hierarquicamente a propor a suspensão” da sua cliente “ao arrepio das mais elementares regras num Estado de Direito”.

O advogado de Liliana Costa, professora de físico-química, explicou que está a preparar a contra-prova e que vai “colocar em causa a legalidade de todo o procedimento disciplinar”.

{relacionados}

A professora é suspeita de envolvimento amoroso com um aluno de 15 anos, mas negou sempre as acusações. E já foi suspensa previamente pela direção da EB2+3 de Gonçalo Sampaio. O jovem também negou qualquer envolvimento, e o mesmo fizeram os seus pais.

A inspectora responsável pelo processo, Margarida Ferreira da Cunha, da Equipa Multidisciplinar da Unidade Territorial do Norte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), propôs hoje que a docente fosse suspensa, mas sem quantificar o tempo da punição, o que leva a defesa a reiterar críticas ao procedimento adotado.