Quatro sinais de que pode estar a ter um ataque cardíaco

Os ataques cardíacos são daqueles problemas de saúde que, quanto mais rapidamente se der por eles, e mais depressa forem tratados, maiores são as hipóteses de cura.

O médico Michael Smith fez uma lista dos sintomas para os quais deve estar atento, de modo a identificar um ataque cardíaco a tempo:

1. Dores no Peito

Um clássico sinal de um ataque cardíaco, mas que é sempre importante mencionar. Tome especial atenção a uma sensação de peso, ou a um aperto do lado esquerdo do peito. Isto pode durar mais do que apenas alguns minutos, mas também pode aparecer e desaparecer várias vezes. Não desvalorize estes sinais.

2. Falta de ar

Este sintoma é mais comum nas mulheres, mais até do que dores no peito. O especialista afirma que deve estar atento à maneira como respira, especialmente “se praticamente não se mexeu e está a respirar como se tivesse acabado de correr a maratona”.

3. Dores na parte superior do corpo

As dores dos ataques de coração não se limitam ao peito. É muito comum, nos homens, sentir-se desconforto num dos braços, ou até mesmo nos dois. No caso das mulheres, as dores podem localizar-se nas costas ou na zona do pescoço e do queixo.

4. Tonturas

Esteja atento se tiver tonturas, enjoos ou começar a suar, de repente. Caso tenha algum destes sintomas, ligue para a saúde24 para ter a certeza se não são sinais de um possível ataque cardíaco.