Joe Biden assegura que apoio à ‘xenofobia’ de Trump ‘não vai durar’

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assegurou na terça-feira aos hispânicos do país que a mensagem de “xenofobia” do republicano Donald Trump “não vai durar”.

Joe Biden assegura que apoio à ‘xenofobia’ de Trump ‘não vai durar’

Durante a receção anual na sua residência, a propósito do Mês da Herança Hispânica, que começou na terça-feira e se prolonga até ao dia 15 de outubro, Biden criticou abertamente a mensagem de Trump contra os imigrantes.

"Não quero que nenhum de vocês esteja triste com o que se está a passar no Partido Republicano agora", disse Biden a mais de cem pessoas reunidas no jardim do Observatório Naval.

Biden mencionou expressamente Trump, o favorito a candidato republicano para as presidenciais, que anunciou planos para deportar os 11 milhões de imigrantes ilegais que se estima que vivem nos Estados Unidos e apelidou de criminosos e narcotraficantes aqueles que vêm do México.

Com o seu "conceito de xenofobia", Trump "denegriu absolutamente um grupo inteiro de pessoas, apelando ao lado mais básico da natureza humana", disse o vice-presidente.

Assegurou, no entanto, que essas ideias fazem parte de uma "mensagem doente" que "muitas outras vezes se tentou passar nos Estados Unidos e sempre foi ultrapassada".

"Isto não vai durar", prometeu Biden. "O povo norte-americano está connosco, sei que não parece, mas garanto-vos, o povo norte-americano está de acordo connosco", acrescentou.

Lusa/SOL