Figuras públicas reagem à detenção de adolescente que construiu um relógio

Já ouviu falar na história de Ahmed? Muitas pessoas ficaram chocadas com o que se passou num liceu norte-americana e houve até figuras de grande relevo da nossa sociedade que decidiram deixar uma mensagem de apoio a este adolescente de ascendência sudanesa.

Ahmed Mohamed foi detido pela polícia de Dallas (EUA) depois de ter levado um relógio que construiu para a escola. Os professores confundiram o engenho com uma bomba e chamaram as autoridades.

A história tornou-se viral e milhares de pessoas condenaram o ato da polícia, que algemou o adolescente de 14 anos e o levou para um centro de detenção juvenil.

Uma das figuras públicas que reagiu a esta história foi o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama. “Que relógio fixe, Ahmed. Queres trazê-lo à Casa Branca? Devíamos inspirar mais miúdos como tu a gostar de ciência. É isso que torna a América espetacular”, escreveu Obama no Twitter.

Também Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, falou sobre o caso de Ahmed. “Provavelmente já leram a história sobre Ahmed, o estudante de 14 anos do Texas que construiu um relógio e foi detido quando o levou para a escola. Ter as capacidades e a ambição de construir algo fixe merece aplausos, não detenções. O futuro pertence a pessoas como Ahmed”, escreveu Zuckerberg.

O criador do Facebook fez ainda um convite ao adolescente: “Ahmed, se alguma vez quiseres visitar as instalações do Facebook, adorava conhecer-te. Continua a construir”.

joana.alves@sol.pt