Rentrée cultural arranca hoje com Bairro das Artes

Na semana passada, a zona do Chiado, Príncipe Real e Avenida da Liberdade, em Lisboa, encheu-se de gente para mais uma edição da Vogue Fashion Night Out, dedicada, como o nome indica, à moda, com dezenas de lojas da capital a abrirem as suas portas até horas tardias para celebrar a ocasião. Hoje à noite,…

A iniciativa, intitulada Bairro das Artes, é promovida pela galerista Ana Matos (da Galeria Salgadeiras) e pelo produtor e fotógrafo Cláudio Garrudo, que destacam o caráter abrangente do programa, destinado a toda a gente. «Mesmo quem não tem por hábito visitar galerias de arte, tem aqui uma oportunidade para o fazer», comenta Ana Matos, referindo que o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC) e o Museu de São Roque podem ser visitados gratuitamente esta noite.

Além das exposições patentes e muitas inaugurações que se assinalam hoje, quem aderir à iniciativa pode ficar a conhecer, por exemplo, a recente ampliação do MNAC, na Rua Capelo, e ver a exposição ‘Narrativa de uma Coleção – Arte Portuguesa na Coleção da Secretária de Estado da Cultura (1960-1990)’. Já no Atelier-Museu Júlio Pomar, na Rua do Vale, está patente ‘Sem capricho ou presunção: o fado por Júlio Pomar & novas doações’, e na Biblioteca Camões, no Largo do Calhariz, ‘Pombo Te Vê’, da Produções Cul.pa, e ‘Ímpeto’, do Coletivo Pergunta-lhes.

O Cinema Ideal, na Rua do Loreto, terá uma sessão especial, e a Galeria Salgadeiras inaugura a exposição do artista João Francisco Vilhena ‘O Amor Mata’, sobre violência doméstica. A programação completa pode ser consultada no site http://bairrodasartes.pt/. O evento encerra em ambiente de festa, com o DJ set dos Irmão Lúcia (projeto do humorista Pedro Vieira) e dos Rua 25 (duo formado pelos jornalistas Paulo Pena e Ricardo J. Rodrigues), no Quiosque Oliveira, no Príncipe Real, até às duas da manhã. 

alexandra.ho@sol.pt