Refugiados: Hungria decreta estado de emergência em províncias vizinhas da Croácia

A Hungria declarou o “estado de emergência” em duas províncias vizinhas da Croácia, depois de alguns refugiados do Médio Oriente passarem hoje a fronteira húngara através daquele país.

Refugiados: Hungria decreta estado de emergência em províncias vizinhas da Croácia

Budapeste já tinha declarado há dois dias o "estado de emergência" em duas províncias vizinhas com a Sérvia, devido à chegada de milhares de refugiados.

O estado de emergência durará meio ano (com a possibilidade de ser prolongado) e durante aqueles seis meses o Governo pode intensificar o controlo nas fronteiras e as forças de defesa e segurança assumirem a tarefa de registar os pedidos de asilo.

Uma centena de refugiados entrou hoje na Hungria a partir da Croácia através da província de Baranya, perto da localidade de Illocska.

O portal de notícia Index assegura que os refugiados foram expulsos da Hungria, cruzaram a fronteira sem querer já que pretendiam alcançar a Eslovénia.

O chefe da diplomacia húngara assegurou hoje que a Hungria vai construir uma vala na fronteira com a Croácia, como fez com a Sérvia.

Cerca de 9.000 refugiados chegaram hoje à Croácia proveniente da Sérvia, que pretendem chegar à Áustria através da Eslovénia.

Lusa/SOL