Evereste com estreia exclusiva em IMAX

Há quase um século que aventureiros de todo o mundo procuram trazer mais significado à sua vida quotidiana, submetendo-se a riscos incalculáveis ​​e anos de treino para superar desafios impossíveis de prever, em condições metereológicas impensáveis. O desafio? Subir o cume mais alto e mais perigoso da Terra: o Monte Everest. Quer motivados pela transformação…

Inspirado nos incríveis acontecimentos envoltos na tentativa de atingir o cume de montanha mais alta do mundo, “Evereste” documenta a inspiradora jornada de duas expedições em que todos os limites foram desafiados por uma das mais violentas tempestades de neve que a humanidade assistiu. Enquanto as suas energias são postas à prova pelos elementos mais severos no planeta, os alpinistas vão enfrentar obstáculos quase impossíveis quando uma obsessão de vida se torna uma luta pela sobrevivência. Esta aventura épica conta com Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal.

A história verídica que deu origem a bestsellers passa agora para o grande ecrã em IMAX, com paisagens que prometem tirar o fôlego do espectador e uma aventura épica que o vai prender ao lugar. A narrativa começa na manhã de 26 de Maio de 1996 quando Rob Hall, o líder da Adventure Consultants, e Scott Fischer, o líder da Mountain Madness, lideravam as suas equipas na subida final do Everest a mais de oito mil metros acima do nível do mar. Ambas equipas haviam passado dois meses a trabalhar o caminho, aclimatando-se ao frio e à altitude em que os níveis de oxigênio são tão baixos que o simples ato de caminhar pode ser totalmente exaustivo.

Kormákur, o realizador, admite que esta oportunidade atraiu-o a nível pessoal: “Eu queria fazer este filme da forma mais autêntica possível. Levar as pessoas numa viagem pelo Evereste e mostrar-lhes a montanha de uma maneira que não tinha sido possível até agora e, ao mesmo tempo, criar intimidade entre as personagens que é raro de vermos nos grandes filmes de estúdio”. “O Everest é uma metáfora para qualquer tipo de ambição, e qualquer pessoa que tem ambição precisa de balançá-la com a família. Existe a montanha e existe o lar, e a distância entre os dois é imensa, puxando-os em direções opostas”.

O realizador reflete: “Podemos perguntar, ‘porque precisas de subir o Evereste?’ e ninguém consegue responder verdadeiramente. Mas também podemos perguntar ‘porque precisas de viver a vida? Porque precisas de uma carreira?’ Até pessoas que têm muito dinheiro precisam de carreiras. Por isso é uma daquelas questões que é difícil de responder.”

Everest é um filme a ser experienciado em exclusivo em IMAX, nos cinemas NOS Colombo e NOS Marshopping, a partir de 24 de Setembro. O filme é distribuído pela NOS Audivisuais.