Croácia diz ter esgotado capacidade de acolhimento após chegada de 13 mil refugiados

O ministro do Interior croata, Ranko Ostojic, declarou hoje que a capacidade de acolhimento de refugiados estava saturada, depois da entrada no país de 13 mil migrantes desde a manhã de quarta-feira. 

Croácia diz ter esgotado capacidade de acolhimento após chegada de 13 mil refugiados

"Registámos, até ao momento, 13 mil migrantes em território da Croácia, e este número indica que as nossas capacidades de acolhimento estão saturadas", declarou o ministro, citado pela cadeia de televisão N1. 

"Sublinho que temos a obrigação de registar [os migrantes] devido às regras europeias. Estas pessoas podem pedir a proteção da Croácia e o nosso principal objetivo neste momento é estabilizar o acolhimento e ajudar quem precisa de ajuda e que já aqui está", acrescentou. 

"Fechámos os postos fronteiriços devido ao grande número de entradas", explicou Ostojic. 

De acordo com a televisão pública sérvia (RTS), 30 autocarros que transportam migrantes chegaram esta madrugada a Sid, localidade muito próxima da fronteira com a Croácia. 

A partir dali, os migrantes continuam a pé e atravessam a fronteira através dos campos. 

Na quinta-feira, as autoridades croatas decidiram fechar "até nova ordem" sete dos oito postos fronteiriços com a Sérvia. 

Esta decisão mantém a pressão sobre a UE, cujos dirigentes se vão reunir na próxima semana para tentar ultrapassar as suas divisões sobre uma resposta comum à crise migratória. 

A Croácia é a nova rota para a Europa ocidental, depois do encerramento da fronteira entre a Sérvia e Hungria, palco na quarta-feira de confrontos entre migrantes e forças de segurança. 

Lusa/SOL