Eslovénia pronta para receber ‘até 10.000’ refugiados

A Eslovénia está preparada para acolher “até 10.000” refugiados que façam um pedido de asilo naquele país, disse a embaixadora eslovena na Alemanha, Marta Kos Marko, numa entrevista publicada hoje na imprensa alemã. 

Eslovénia pronta para receber ‘até 10.000’ refugiados

"Quando os refugiados nos fizerem pedidos de asilo, nós vamos acolhê-los e protegê-los. Temos capacidade para isso. Poderemos acolher até 10.000", disse Marta Kos Marko numa entrevista ao jornal regional Rheinische Post.

"Vamos agir de acordo com as regras dos acordos de Schengen e de Dublin", afirmou a embaixadora eslovena.

Marta Kos Marko explicou que o seu país também beneficiou de solidariedade quando estava em guerra em 1991. "Nessa época, a Áustria e a Itália estavam imediatamente preparados para nos ajudar. Por isso nós sentimos o dever moral de ajudar os refugiados", acrescentou.

Estas declarações surgem numa altura em que o país de cerca de dois milhões de habitantes – entre a Croácia, a Hungria, Áustria e Itália -, tem sido confrontado com a chegada de um elevado número de migrantes.

A polícia eslovena dispersou na sexta-feira à noite, com recurso a disparos de gás lacrimogéneo, um grupo com várias centenas de refugiados que procurava forçar a entrada no país num posto fronteiriço com a Croácia.

O incidente ocorreu em Harmica, onde os refugiados, apoiados por militantes croatas e eslovenos, pretendiam entrar na Eslovénia.

Depois de uma hora de tensão, a polícia antimotim eslovena recorreu ao gás lacrimogéneo para dispersar os refugiados, entre os quais estavam crianças, que procuraram superar um cordão policial na ponte que marca a fronteira croato-eslovena.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, tinha declarado que a Eslovénia poderia criar corredores de trânsito para os refugiados, se estes continuassem a chegar em grande número, para lhes permitir chegar à Europa ocidental em boas condições.

As autoridades eslovenas registaram na sexta-feira mais de mil refugiados entrados no país, quando outros 700 continuam concentrados no posto fronteiriço de Obrezje, situado 20 quilómetros a leste da capital croata, Zagreb.

A Eslovénia suspendeu na quinta-feira o tráfico ferroviário com a Croácia depois de um grupo de 150 refugiados ter tentado entrar no país, quando se encontravam num comboio destinado a Zurique.

Um comboio com cerca de 1.500 refugiados, o segundo desde a manhã de quinta-feira, chegou na sexta-feira a Zagreb, na proximidade da fronteira eslovena, enquanto milhares de outros refugiados vindos da Sérvia eram transferidos por autocarro para a fronteira húngara a nordeste.

Lusa/SOL