Refugiados: Pelo menos 750 pessoas resgatadas na costa da Líbia

Pelo menos 750 migrantes que seguiam a bordo de três barcos pequenos foram resgatados esta manhã em águas internacionais perto da costa da Líbia por uma embarcação dos Médicos Sem Fronteiras, disse hoje um porta-voz da organização.

Refugiados: Pelo menos 750 pessoas resgatadas na costa da Líbia

"Mais de 750 pessoas foram resgatadas cerca das 05:00 (04:00 em Lisboa)", afirmou à AFP o diretor de comunicação dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), Yazan al-Saadi, em Beirute, que adiantou que uma quarta operação de resgate estava atualmente em curso.

Nos vídeos enviados à AFP pelos MSF é possível ver centenas de pessoas vestidas com cores vivas a bordo de uma embarcação da organização, com alguns dos migrantes abraçados ou a aplaudir o resgate.

"Há muitas nacionalidades (…). Felizmente, todos estão em boas condições de saúde", afirmou o porta-voz dos MSF, Sami al-Soubaihi, que também seguia no barco.

"Estamos a seguir para um quarto barco, vamos ver qual é a situação", acrescentou.

"Uma vez resgatados, os refugiados são tratados pela organização no barco em caso de desidratação ou outros problemas", disse Saadi à AFP, acrescentando que depois serão conduzidos aos centros da organização em Itália e na Grécia.

Na sexta-feira tinham sido resgatados ao largo da costa da Líbia cerca de uma centena de migrantes de origem africana.

A Líbia, com 1.770 quilómetros de costa, tornou-se uma placa giratória da migração clandestina para a Europa.

Os contrabandistas tiram proveito do caos que reina no país, assolado pela violência, incluindo a ausência do controlo das fronteiras.

Mais de 430.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro e quase 2.750 morreram ou estão desaparecidos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.

Lusa/SOL