Nageen, a adolescente que está a atravessar a Europa numa cadeira de rodas

Nageen Mustafa podia ser apenas mais uma adolescente síria a tentar chegar à Europa. Não fosse uma particularidade: está numa cadeira de rodas.

A fugir da sua cidade natal, Kobani, a jovem de 16 anos está há 20 dias a viajar com a irmã e, apesar de todas as provações (e limitações), Nageen, nome que significa ‘nova vida’, mantém o espírito otimista.

É com entusiasmo que relata à jornalista da ABC todos os países pelos quais passou. A palavra que usa para descrever a viagem é “divertida”. “Porque foi a primeira vez que vi o mar”, justifica, acrescentando que é muito mais bonito visto de fora do que quando se está a atravessá-lo.

A adolescente afirma, porém, que não tinha consciência de que estava a pôr a sua vida em risco. Olhava antes para esta ‘aventura’ como uma experiência extremamente positiva.

“Experimentei várias coisas pela primeira vez na vida, nestes últimos 20 dias. Andei de comboio, de barco, e fiz tantas outras coisas. A coisa mais importante é que é a primeira vez que estou na Europa”, garante Nageen, que pretende chegar à Alemanha, país onde está a viver o irmão.

A ABC refere que a jovem passou grande parte da sua infância em casa, uma vez que era rejeitada, devido ao seu problema. Ainda assim, o seu inglês é muito bom, algo que é destacado pela repórter que lhe pergunta onde aprendeu a falar assim tão bem. “Em casa, com ‘Days of Our Lives’, o meu programa de televisão preferido”, explica.

Tal como muitas adolescentes, Nageen já sabe o que quer ser ‘quando for grande’: “Espero vir a ser astronauta. Sempre quis ver aquilo que Neil Armstrong viu quando foi à Lua”, adianta.

Um sonho já por si difícil de realizar, mas que neste momento se tornou impossível. Quando a ABC falou com a jovem, na passada quarta-feira, esta estava ‘presa’ na fronteira da Sérvia com a Hungria. “Nós não precisamos de mais sofrimento e de mais dificuldades, portanto, por favor, abram a porta. Por favor, preciso de chegar à Hungria”.