António Costa quer ganhar com ‘mais golos’ e ‘mais jogadores’

António Costa quer “ganhar de todas as formas”. E aproveitou a gíria futebolística para melhor passar a mensagem.  

“Estão a querer inventar uma nova discussão. Uma equipa de futebol que já está a levar três zero e vai perder mesmo porque sofreu mais golos, dizem que o que conta não é os golos marcados mas saber quantos jogadores estão em campo”, afirmou o líder do PS para um comício cheio em Portalegre.

Numa altura em que a última sondagem, do Expresso, coloca PS e coligação quase empatados com os socialistas a obterem mais votos e a coligação maior número de deputados, Costa insistiu durante todo o último dia antes do arranque oficial da campanha em ter “mais votos e mais deputados”. “Tem que ser esse o nosso objetivo”, frisou o líder do PS.

E para cumprir o objetivo a que se propõe, uma das estratégias passa por radicalizar a direita. “É o radicalismo que anima esta coligação”, referiu Costa, dando como exemplos a Educação, Saúde e Segurança Social.

Portalegre é um dos distritos que pode ser “decisivo” para o PS nas palavras de Costa. É um distrito que elege apenas dois deputados e os socialistas pretendem obtê-los, roubando assim um lugar à coligação. O mesmo acontece em Évora onde Costa esteve num comício ao final da tarde.

Foi lá que Costa se socorreu da “senhora de cor-de-rosa”, que ficou conhecida após uma discussão com Passos Coelho, para dizer que no dia 4 de outubro cada um “pode ser a senhora de cor-de-rosa e dizer na cara do primeiro-ministro o que quer para o futuro do país”.

Ao longo do dia, Costa dramatizou o discurso voltando a pedir uma “maioria clara e inequívoca.” E aproveitou para deixar um recado ao Presidente da República, rejeitando “querelas institucionais sobre a formação de governo”.​

sonia.cerdeira@sol.pt