Tsipras: ‘Abre-se o caminho do trabalho e das lutas’

O ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, cujo partido Syriza venceu as legislativas antecipadas, advertiu hoje que, após a vitória, “abre-se o caminho do trabalho e das lutas”.

Tsipras: ‘Abre-se o caminho do trabalho e das lutas’

"Perante nós, abre-se o caminho do trabalho e das lutas", escreveu na rede social Twitter, menos de uma hora depois do principal rival, o líder do partido conservador Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, ter reconhecido a derrota.

Os resultados oficiais parciais, quando estão contados 38,63% dos votos, dão um avanço de mais de sete pontos percentuais ao Syriza, com 35,47% contra 28,07% para a ND.

Syriza e Gregos Independentes vão repetir coligação

Alexis Tsipras vai repetir a coligação com os nacionalistas Gregos Independentes, caso se confirmem os resultados eleitorais, informou hoje a televisão pública grega ERT.

Com 40% dos votos contados, o Syriza obteve 35,5% e 145 lugares no parlamento, enquanto os Gregos Independentes, do ex-ministro da Defesa Panos Kamenos, conseguiram 3,72% e dez assentos.

Juntos, os dois partidos terão 155 dos 300 lugares do parlamento grego, quatro mais do que a maioria absoluta.

De acordo com fontes dos nacionalistas, citadas pelo diário To Vima, os dois líderes partidários deverão fazer ainda esta noite uma declaração conjunta.

Kamenos, que todas as sondagens excluíam do parlamento, chegou sorridente à sede partidária, mas até agora não prestou declarações aos jornalistas. 

Lusa/SOL