Com tachos destes todos se safam

Foi um estágio em Lyon que ditou a edição de Sozinhos na Cozinha – Receitas para jovens (e principiantes). Bernardo, o filho mais velho de Maria Antónia Peças e Luís Barros, estava prestes a ir viver sozinho na cidade francesa e, depois de tratadas as questões burocráticas da mudança, uma das primeiras preocupações destes pais…

Como tentar controlar à distância as refeições de um filho é tarefa praticamente impossível, Maria Antónia Peças e Luís Barros lembraram-se de fazer um ‘guia de sobrevivência alimentar’ caseiro para o primogénito, onde além da gastronomia italiana se encontravam sugestões de sopas, saladas, peixe e carne. Enquanto a mãe contribuía com as receitas, o pai compunha textos divertidos com dicas úteis e bem-dispostas, de incentivo a descomplicar as investidas na culinária do filho, mesmo que ele já soubesse cozinhar. “A ideia também era dar-lhe conselhos do que fazer com poucos utensílios e elaborar uma lista de compras com ingredientes que servem para várias das opções deste ‘manual’”, comenta a autora de Sozinhos na Cozinha.

Apesar de nunca ter objetivos comerciais, o volume acabou por ir parar aos escaparates das livrarias por incentivo dos amigos com quem Maria Peças e Luís Barros partilharam o projeto familiar. “Começaram-nos a pedir cópias para mostrar aos filhos e, assim, iniciá-los no mundo da culinária, e perguntavam sempre porque não tentávamos editar”, explica a cozinheira de serviço, autora de títulos como, entre outros, 1, 2, 3 Uma Colher de Cada Vez, Eu Quero é Papas e Já Sei Usar a Colher.

Encorajados pelos comentários positivos que receberam, enviaram o esboço do livro a várias editoras e a Vogais foi a primeira a responder. “Quando a edição ficou decidida, acrescentámos mais receitas e algumas delas são as preferidas do Tiago, o nosso filho mais novo”.

Apesar de terem feito o livro a pensar num jovem adulto que sai pela primeira vez de casa dos pais, Maria Peças acredita que o livro – “cheio de receitas simples, práticas e económicas” – serve toda a gente, em especial os mais novos que querem começar a mexer nos tachos. “Até as receitas aparentemente mais complicadas, como o risotto de cogumelos, são muito fáceis de fazer. Simplifiquei ao máximo todas as receitas, porque a ideia é motivar os jovens a cozinhar em casa e, assim, comer de forma mais saudável, sem perderem muito tempo”. 

alexandra.ho@sol.pt