LifeStyle

Com tachos destes todos se safam

Foi um estágio em Lyon que ditou a edição de Sozinhos na Cozinha - Receitas para jovens (e principiantes). Bernardo, o filho mais velho de Maria Antónia Peças e Luís Barros, estava prestes a ir viver sozinho na cidade francesa e, depois de tratadas as questões burocráticas da mudança, uma das primeiras preocupações destes pais foi pensar na alimentação do jovem. “Vai comer massa com queijo ou molho de tomate todos os dias”, vaticinou a mãe, conhecedora do paladar dado quase em exclusivo a hidratos de carbono do filho.

DR  

Como tentar controlar à distância as refeições de um filho é tarefa praticamente impossível, Maria Antónia Peças e Luís Barros lembraram-se de fazer um ‘guia de sobrevivência alimentar’ caseiro para o primogénito, onde além da gastronomia italiana se encontravam sugestões de sopas, saladas, peixe e carne. Enquanto a mãe contribuía com as receitas, o pai compunha textos divertidos com dicas úteis e bem-dispostas, de incentivo a descomplicar as investidas na culinária do filho, mesmo que ele já soubesse cozinhar. “A ideia também era dar-lhe conselhos do que fazer com poucos utensílios e elaborar uma lista de compras com ingredientes que servem para várias das opções deste ‘manual’”, comenta a autora de Sozinhos na Cozinha.

Apesar de nunca ter objetivos comerciais, o volume acabou por ir parar aos escaparates das livrarias por incentivo dos amigos com quem Maria Peças e Luís Barros partilharam o projeto familiar. “Começaram-nos a pedir cópias para mostrar aos filhos e, assim, iniciá-los no mundo da culinária, e perguntavam sempre porque não tentávamos editar”, explica a cozinheira de serviço, autora de títulos como, entre outros, 1, 2, 3 Uma Colher de Cada Vez, Eu Quero é Papas e Já Sei Usar a Colher.

Encorajados pelos comentários positivos que receberam, enviaram o esboço do livro a várias editoras e a Vogais foi a primeira a responder. “Quando a edição ficou decidida, acrescentámos mais receitas e algumas delas são as preferidas do Tiago, o nosso filho mais novo”.

Apesar de terem feito o livro a pensar num jovem adulto que sai pela primeira vez de casa dos pais, Maria Peças acredita que o livro - “cheio de receitas simples, práticas e económicas” - serve toda a gente, em especial os mais novos que querem começar a mexer nos tachos. “Até as receitas aparentemente mais complicadas, como o risotto de cogumelos, são muito fáceis de fazer. Simplifiquei ao máximo todas as receitas, porque a ideia é motivar os jovens a cozinhar em casa e, assim, comer de forma mais saudável, sem perderem muito tempo”. 

alexandra.ho@sol.pt