Tigre que matou tratadora na Nova Zelândia não será abatido

O tigre que matou a tratadora, num jardim zoológico na Nova Zelândia, não será abatido porque o ataque esteve “de acordo com os seus instintos naturais”, informou hoje a administração. 

A tratadora Samantha Kudewah morreu no domingo quando o animal, um tigre-de-sumatra chamado Oz, a atacou no zoo de Hamilton, a sul de Auckland.

O Conselho de Hamilton, que gere o jardim zoológico, descreveu a morte de Kudewah como uma tragédia, mas disse que não havia nada a ganhar em matar o tigre.

"Apesar de haver um risco inerente aos funcionários do zoo que lidam com grandes gatos como Oz, não há um risco superior, não há razão para abatermos Oz", disse o gerente comunitário do conselho, Lance Vervoort, em comunicado.

"A decisão é nossa. O Oz é um animal significativo para a sua espécie. É pai de duas crias e é vital para o programa de reprodução para conservar esta espécie rara. A opinião maioritária dos profissionais do zoo é que o ataque de Oz a Samantha esteve de acordo com os seus instintos naturais", afirmou.

Os tigres-de-sumatra fazem parte da lista de espécies ameaçadas, estimando-se que apenas restem 500 em estado selvagem.

Lusa/SOL