Tsipras: Prioridade é estabilidade económica e pôr a banca a funcionar

O líder do Syriza e vencedor das eleições de domingo na Grécia, Alexis Tsipras, afirmou hoje que o principal objetivo dos primeiros meses de Governo será restabelecer a estabilidade económica e o funcionamento dos bancos.

Tsipras: Prioridade é estabilidade económica e pôr a banca a funcionar

Durante a reunião com os seus deputados, na qual fez um balanço das eleições antecipadas, que venceu com 35,47% dos votos, conseguindo 145 deputados, Tspiras acrescentou que outra das prioridades será começar a renegociação da dívida pública e avançar com as reformas "importantes" que estão pela frente, como as leis anti-corrupção.

Nas próximas horas, o novo primeiro-ministro deverá tratar da composição do seu novo Governo, que deverá tomar posse na terça-feira, e assim reuniu-se hoje com o líder dos nacionalistas Gregos Independentes, Panos Kamenos, cujo partido obteve 3,69% dos votos e dez deputados.

Depois da reunião, Kamenos disse, citado pela agência Efe, que o Governo que vai tomar posse será um executivo "progressista que seguirá o trabalho" iniciado na anterior etapa.

"Chegou a hora das grandes decisões", adiantou o responsável, mostrando-se esperançado que a oposição apoie o Governo em prol da "unidade nacional".

"É chegada a hora de cada partido fazer a sua limpeza interna", disse.

Lusa/SOL