Ajuda portuguesa chega à Croácia

Os camiões com ajuda portuguesa para os refugiados já chegaram à Croácia. Os voluntários portugueses que criaram a Aylan Kurdi Caravan vão ajudar esta tarde a descarregar os alimentos, medicamentos, roupa e brinquedos num armazém da Cruz Vermelha da Croácia (CVC), nos arredores de Vinkocvi.

Ajuda portuguesa chega à Croácia

Àquele país continuam a chegar diariamente milhares de pessoas, vindas sobretudo da Sérvia, e o armazém da CVC onde será guardada a ajuda portuguesa fica a poucas dezenas de quilómetros de um dos locais de passagem de milhares de refugiados, a cidade de Tovarnik. Está também a 40 km do novo campo de refugiados Opatovac, na fronteira com a Sérvia. Segundo explicou ao SOL Maria Miguel Ferreira, uma das três voluntárias que partiu de Portugal com os camiões de ajuda humanitária, é neste campo que “deverão concentrar-se nos próximos dias milhares de refugiados à espera dos comboios que partem, de forma irregular, da cidade mais próxima, Tovarnik, rumo ao nororeste da Croácia (Zagreb) e à Eslovénia”.

Outros bens doados em Portugal serão entregues a uma organização não governamental croata, a HSUST, que tem apoiado o trabalho dos voluntários portugueses que partiram para aquele país para preparar a entrega das mais de 60 toneladas de bens vindos de território nacional.

joana.f.costa@sol.pt