Como distinguir uma constipação de uma gripe?

Está com uma mera constipação ou com uma gripe? Eis a questão à qual muitas pessoas não sabem responder. Identificar o problema de saúde é sempre importante para saber que tratamento fazer. Mas não é tão simples quanto isso, especialmente nos casos de constipação/gripe, uma vez que os sintomas são semelhantes. 

Aqui ficam as diferenças entre constipação e gripe:

 

Sintomas

Constipação

Gripe

Febre

Por vezes;

Geralmente ligeira

Frequente;

 Entre 37,7.ºC e 38.ºC (por vezes mais alta no caso das crianças);

Dura entre 3 e 4 dias

Dor de cabeça

Ocasional

Comum

Dores no corpo / Dores em geral

Poucas

Frequente

Cansaço / Fraqueza

Por vezes

Frequente

Pode durar entre 2 a 3 semanas

Exaustão extrema

Nunca

Frequente;

No início da doença

Nariz entupido

Comum

Por vezes

Espirrar

Frequente

Por vezes

Dores de garganta

Comum

Por vezes

Tosse / Desconforto no peito

Leve/Moderada

Comum e pode piorar

As formas de prevenção de ambas, por sua vez, são muito semelhantes: a lavagem frequente das mãos, evitar o contacto direto com pessoas constipadas ou engripadas e, no caso da gripe, a vacina da gripe. Para a vacina, contacte o seu médico de família, mas tenha atenção pois apenas pessoas de algumas faixas etárias, nomeadamente os mais idosos, ou com determinados problemas de saúde têm indicação para a receber.

O tratamento de ambas as situações passa por controlar os sintomas com descongestionantes nasais, anti-inflamatórios e medicamentos para baixar a febre, antipiréticos. Deve sempre evitar xaropes para a tosse, especialmente no caso das crianças. Em nenhum dos casos está indicada a utilização de antibióticos.

De qualquer forma, se estiver muito preocupado porque não vê resultados destes tratamentos, pode sempre procurar o seu médico.

Para mais questões, consulte o artigo original.