Manuel João Vieira segundo Ele Próprio

Começa amanhã mais uma edição do The Famous Fest que este ano volta a assentar arraiais na LX Factory por dois dias.

Se esta sexta-feira as grandes atrações são Ricardo Araújo Pereira ou Fernando Alvim, no sábado sobe um candidato ao palco. Mas não vem sozinho, Manuel João Vieira junta-se a Gisela João e ao pianista Filipe Melo para Boleros Sinceros. “Acho que temos três grandes músicos: o Filipe Melo no piano e direção musical, o Nelson Cascais no contrabaixo e o João Lopes Pereira na bateria. Temos uma cantora excecional como convidada, a Gisela João. É para mim um grande privilégio trabalhar com estes portugueses. Acho que deles podemos esperar tudo. Quanto a mim, não sei exatamente o que esperar. Fiquei afónico no último ensaio”, disse ao Sol, em vésperas do espetáculo estrear.

Para já, o público pode esperar um Manuel João Vieira fiel a si próprio que trará ao palco um alter ego de nome “Eu Próprio, da família Próprio, de Cacilhas”, brinca. De resto, envolverá a natural crítica social a que o artista já habituou os fãs. Terá “canções dedicadas a essa inconstante e mal-amada criatura que é a República Portuguesa e na zona próxima ao recinto uma sessão de recolha de assinaturas”, ou não é Vieira candidato à presidência da República.

Entretanto, prepara-se a abertura do novo Maxime, junto aos Cais do Sodré, prevista para meados de outubro. Para a inauguração o artista gostaria de lançar “o novo disco dos Irmãos Catita, Portugal dos Pequenitos, em simultâneo com o dia ‘V’, a 17 de outubro, o arranque oficial da candidatura ‘Vieira à Presidência’. É uma possibilidade. Veremos como corre”.

patricia.cintra@sol.pt