Internacional

10.046 migrantes entraram esta quarta-feira na Hungria

Um novo recorde de 10.046 refugiados registou-se na quarta-feira na Hungria, a maioria através da Croácia, avançou hoje a polícia húngara, enquanto os refugiados continuam o seu percurso para o norte da Europa, via Balcãs.

Um total de 9.939 migrantes entraram na Hungria provenientes da Croácia, enquanto 102 cruzaram a fronteira da Sérvia, anunciou a polícia

O anterior recorde foi estabelecido a 14 de setembro deste ano, quando 9.380 migrantes entraram na Hungria, pouco antes de ser selada a fronteira com a Sérvia.

O fecho da fronteira da Hungria com a Servia na semana passada levou milhares de migrantes a entrar na Croácia, que rapidamente foram travados pelas autoridades que começaram a encaminhá-los para a fronteira húngara.

Depois de entrarem na Hungria, os comboios levam-nos depois para a fronteira austríaca. O estado oriental de Burgenland registou quarta-feira um recorde de entradas registando 5.900 e mais 2.200 desde a meia-noite locais de hoje (23:00 em Lisboa).

Da Áustria os migrantes procuram viajar para o norte da Europa, em particular para a Suécia e Alemanha que abrandaram as leis de asilo para os sírios mas que apertaram os controlos fronteiriços.

Os novos números surgem depois dos países da União Europeia terem acordado quarta-feira aumentar a ajuda aos países vizinhos da Síria e mobilizar mil milhões de euros para as organizações que ajudam os refugiados.

 

Lusa/SOL