Pequena subida de temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao final da manhã.

Prevê-se também vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h), de nordeste nas terras altas até ao final da manhã e para o final do dia, e de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas terras altas, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando do quadrante sul nas terras altas.

Para os Açores, para as ilhas das Flores e Corvo, grupo ocidental, a previsão é de períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, com possibilidade de aguaceiros durante o dia e períodos de chuva a partir da noite.

Para as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos, enquanto o vento será fraco (05/12 km/h), tornando-se bonançoso (10/20 km/h) de sul.

Já para as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco (05/12 km/h).

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 26 graus Celsius, no Porto entre 13 e 27, em Bragança entre 10 e 27, em Viseu entre 14 e 28, na Guarda entre 11 e 25, em Coimbra entre 13 e 29, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Portalegre entre 19 e 30, em Santarém entre 14 e 32, em Évora entre 13 e 32, em Beja entre 13 e 30, em Setúbal entre 14 e 23, em Faro entre 18 e 25, no Funchal entre 22 e 27, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.     

Onze concelhos em risco "muito elevado" de incêndio

Onze concelhos do território continental apresentam hoje risco "muito elevado" de incêndio, segundo informação disponibilizada na página da internet do IPMA.

De acordo com a informação disponível às 6:15, os concelhos de Oleiros, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém), Gavião, Castelo de Vide,  Marvão, Nisa e Portalegre (Portalegre), apresentam para hoje risco "muito elevado" de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda e Viseu em risco "elevado" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Lusa/SOL