Lince ibérico: Kahn voltou a casa no Algarve

Kahn, um dos dois machos que, em novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza em Espanha, nadou através do Rio Guadiana para chegar a Portugal no dia 28 de junho. Regressou agora ao território onde nasceu.

Kahn é um dos linces nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, e o segundo a regressar àquele concelho algarvio, de acordo com registos obtidos esta quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Recorde-se que, em agosto, também o seu irmão Kentaro – que tinha sido reintroduzido no seu habitat natural na propriedade El Castañar, em Montes de Toledo (Espanha) – foi detetado em território nacional pelos peritos do ICNF.

Esta é mais uma boa notícia para conservação daquele que é considerado o felino mais ameaçado de todo o mundo.

Kahn e Kentaro são dois espécimes de lince-ibérico nascidos no centro de reprodução de Silves, e reintroduzidos na natureza em Castilla-La Mancha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince, a 26 de novembro de 2014.

Os dois animais têm sido, apontou o ICNF quando Kentaro voltou a Portugal, “a prova da grande capacidade de dispersão desta espécie”.

Graças às informações fornecidas por colares de GPS que transportam consigo, o ICNF acompanha as suas deslocações, determinando o comportamento de cada animal, o uso dos territórios que percorrem, entre outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.

sonia.balasteiro@sol.pt