5 hábitos que dão cabo dos seus dentes

Dentes ‘perfeitos’ dão sempre uma boa primeira impressão. E mesmo que seja muito cuidadoso e que lave os dentes regularmente, há hábitos que pensa serem inofensivos, mas que podem estar a danificar os seus dentes.

Aqui ficam alguns exemplos:

1. Rebuçados para a tosse

Muitas pessoas, mal ficam com alguma tosse, vão rapidamente comprar rebuçados específicos para esta questão. Mas lá porque se vendem na farmácia, não quer dizer que sejam totalmente saudáveis. A verdade é que estão carregados de açúcar e as bactérias que depois se encontram na placa bacteriana transformam o açúcar em ácido que corrói o esmalte e criam-se cáries. Para que isto não aconteça, lave bem os dentes depois de comer os rebuçados, pois eles podem aliviar a tosse, mas podem fazer muito mal aos seus dentes.

2. Ranger os dentes

Ao longo do tempo, ranger os dentes (ou bruxismo) pode desgastar os dentes. Este é daqueles vícios/problemas que são difíceis de controlar, especialmente porque acontecem devido ao stress ou durante a noite. Nestes casos, é importante defender-se com hábitos que efetivamente pode controlar. Por exemplo, evite comidas duras, ao longo do dia, para não ter tantas dores. Se tiver bruxismo, pode sempre optar por uma boqueira, um protetor dos dentes como alguns jogadores de rugby usam, para evitar ranger os dentes durante a noite.

3. Batatas fritas

Os alimentos com amido, nomeadamente as batatas fritas, podem fazer com que a placa bacteriana produza ácido. Este ácido pode ‘atacar’ os dentes apenas 20 minutos depois de comer. Uma situação que piora se ficar com comida presa nos dentes ou se comer aperitivos muitas vezes. O fio dental é o melhor ‘utensílio’ para ter a certeza que não fica com comida entre os dentes.

4. Sumos de frutas

Os sumos de frutas, para além de terem muitas vitaminas e antioxidantes, também estão cheios de açúcar. Alguns chegam mesmo a ter tanto açúcar como um refrigerante. É o caso do sumo de laranja: um refrigerante de laranja tem apenas mais 10 gramas de açúcar que um sumo de laranja natural. Mesmo que seja natural, opte por sumos que não tenham açúcar adicionado e tente acrescentar um pouco de água para reduzir a quantidade de açúcar.

5. Vinho branco

Se acha que ao beber vinho branco está a proteger mais os seus dentes do que se optasse por vinho tinto, está muito enganado. Os ácidos de qualquer vinho podem enfraquecer o esmalte, deixando os dentes vulneráveis a bebidas que os mancham, tal como o café. Beba um copo de água ou lave os dentes depois de ingerir vinho, para evitar que estes fiquem manchados.