Sociedade

Alheiras de ex-concorrente do Masterchef associadas a casos de botulismo

Os produtos fumados da marca ‘Origem Transmontana’, que pertence ao ex-concorrente do Masterchef Luís Portugal, foram este fim de semana retirados do mercado por estarem ligados a três casos de botulismo, uma doença bacteriana rara, mas grave, avança o jornal i.

 

As alheiras eram confecionadas numa antiga escola primária reconvertida em fábrica de produtos regionais, sediada na aldeia de Paradinha Nova, distrito de Bragança.

Após análises em laboratório, determinou-se que a doença estava associada à ingestão das alheiras e as autoridades de saúde mandaram retirar imediatamente do mercado os produtos à base de carne e queijo daquela marca.

“No mês de setembro de 2015 foram notificados três casos de botulismo alimentar, confirmados laboratorialmente, não tendo sido registado nenhum óbito”, pode ler-se no comunicado emitido no domingo pela Direcção Geral de Saúde.

A doença afectou dois portugueses e um turista, que já estão fora de perigo, apesar de esta doença poder ser fatal. Esta patologia é súbita e começa com sintomas digestivos e neurológicos.

Lusa/SOL