Meteorologia: as previsões para hoje

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região norte durante a manhã, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões centro e sul, em especial no interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado do quadrante leste nas terras altas e na costa sul do Algarve até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais no litoral norte e centro.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas terras altas e vento em geral fraco do quadrante norte.

Para os Açores prevê-se para o grupo ocidental (Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado, chuva e aguaceiros pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, descida acentuada da temperatura e vento norte forte com rajadas até quilómetros por hora.

No grupo central (Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, descida da temperatura, períodos de chuva e aguaceiros a partir da tarde e vento fraco, tornando-se moderado de norte.

O IPMA prevê para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros e vento norte fraco a bonançoso, rodando para oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Viseu entre 12 e 26, em Bragança entre 9 e 26, na Guarda entre 13 e 21, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 15 e 28, em Portalegre entre 17 e 26, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 13 e 29, em Beja entre 15 e 28, em Faro entre 20 e 25, no Funchal entre 19 e 25, em Ponta Delgada entre 17 e 22, em Angra do Heroísmo entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 22.

Lusa/SOL