Rock em Stock dá música a mais uma edição da festa ‘Os Melhores Anos’

A festa “Os Melhores Anos” (OMA), em Viseu, está de regresso a 17 de outubro, prometendo marcar, uma vez mais, o calendário social da Região Centro. 

A edição deste ano, a 19ª, tem como tema principal o mítico programa de rádio “Rock em Stock”, de Luís Filipe Barros, nome incontornável do meio radiofónico nacional e grande impulsionador e divulgador de novos projetos musicais, nacionais e internacionais. 

Eram os tempos áureos da rádio, onde uma legião de jovens, ávidos de conhecer o que de melhor se fazia além-fronteiras, sintonizava de forma religiosa as ondas do éter e, aos primeiros acordes do tema “I’m ok”, dos Styx (indicativo do programa), preparavam as cassetes para registar as novidades. Foi ainda um dos grandes impulsionadores do “boom” do rock português, no início dos anos 80, ao passar bandas até então algo desconhecidas, como Xutos & Pontapés, UHF, GNR, Roxigénio ou Rui Veloso.

É este espírito de liberdade e descoberta, aliado ao que de melhor a música da época tem para oferecer, que a festa “Os Melhores Anos” deste ano quer recuperar. Para isso, vai contar com uma emissão especial em direto com Luís Filipe Barros, a partir de Viseu (uma transmissão da Rádio 105.4 Cascais, também pela internet), onde serão, por certo, recuperados êxitos do punk e da new wave que encantaram uma geração e que ainda fazem saltar muitos para as pistas de dança. Aliás, o local onde se realiza a festa “Os Melhores Anos”, o Expocenter, inclui o espaço da inesquecível discoteca The Day After, também ela famosa nos anos 80 e 90, quando atraía milhares de pessoas de todo o país. 

Para além de voltar a pôr no ar o “Rock em Stock”, a edição de 2015 da festa “Os Melhores Anos” contará, ainda, com as atuações, ao vivo, de Expensive Soul, Jaycee n’ The Believers, Tributal (tributo a Sting), Orquestra “Os Melhores Anos”, Colectivo Gira Sol Azul, DJ António Arede e Tangerine. 

Este ano haverá ainda mudanças na logística do evento, começando na receção, no palco e na pista de dança. Será criado um novo ambiente exterior, para outro tipo de convívio mais descontraído, com vários serviços, acompanhados de música ambiente. Tudo programado para o maior conforto do público, reforçando espaços de convívio e circulação.

A festa “Os Melhores Anos” começou a realizar-se em 1993, tendo-se transformado, quase de imediato, numa referência na cidade de Viseu. Ao longo destas duas décadas, recebeu nomes incontornáveis da música portuguesa, como os Sheiks, José Cid, Paulo de Carvalho, Táxi, GNR, Carlos Mendes, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso ou Paulo Gonzo, artistas que escreveram páginas de ouro em noites inesquecíveis de diversão. 

A gastronomia é, a par com a música, outro dos grandes atrativos da festa “Os Melhores Anos” e, à semelhança dos anos anteriores, terá a assinatura do restaurante Forno da Mimi & Rodízio Real, com uma ementa inspirada na cozinha regional, onde os produtos locais revelam toda a sua excelência em pratos criativos de sabor inimitável. Para acompanhar as iguarias, um bar aberto fará, também, as delícias de todos os presentes que, nessa noite, poderão dançar até de manhã.