Saiba como as tatuagens podem afetar a sua saúde

Milhares de pessoas em todo o mundo têm tatuagens, mas sabia que estes ‘adereços’ podem afetar a sua saúde?

A dermatologista do Langone Medical Center em Nova Iorque, Marie Leger, explicou ao Huffington Post os efeitos que as tatuagens podem ter no nosso organismo:

Infeções: De acordo com Leger, as infeções podem surgir de diferentes formas, desde a agulha, à tinta ou através mesmo do próprio tatuador. Se a tatuagem começar a ficar vermelha, com pequenos altos ou a causar uma irritação, deve consultar o médico assim que puder.

Alergias: As pessoas que não sofreram qualquer tipo de alergias quando fizeram a primeira tatuagem, podem vir a desenvolver este problema quando fizerem a segunda ou a terceira, explica Leger. Tal como no primeiro caso, assim que começar a ter irritações na pele, deve consultar o médico rapidamente.

A ‘ocultação’ de sintomas: “Tapar a pele com tatuagens podem levar a uma ocultação de problemas de saúde, impossibilitando assim o seu tratamento”, lê-se no Huffington Post. Leger diz que existem casos em que as tatuagens impediram o diagnóstico de cancro da pele.

Problemas com o sol: O mesmo site refere que as tatuagens podem aumentar os riscos de sofrer uma doença provocada pela exposição solar. Um estudo dinamarquês de 2014 mostra que 42% das pessoas com tatuagens que apanham sol com regularidade sofrem reações adversas – algumas queixam-se de inchaços, outra de irritações cutâneas.

Ressonâncias magnéticas: Estes exames podem ser uma ‘dor de cabeça’ para as pessoas que têm tatuagens. Um exemplo dado pelo Huffington Post é o de um jogador de futebol americano cuja tatuagem se “incendiou” durante uma ressonância magnética. As queimaduras terão resultado das “correntes elétricas que se formam através do ferro existente na tinta da tatuagem”, lê-se no mesmo site.

Para ler o artigo original, clique aqui.