António Costa deixa recado a Cavaco

A dois dias das eleições o apelo ao voto está cada vez mais dramático com António Costa a pedir aos socialistas que convençam “um a um” os indecisos de modo a não dar “pretextos a ninguém para não nomear na segunda-feira um Governo do PS”. Um recado ao Presidente da República que ontem disse já…

Nos últimos dias de campanha as sondagens têm dado vantagem à coligação, mas os socialistas temem que, em caso de o PS conseguir mais votos que a direita, mas menos deputados, Cavaco Silva dê posse a um Governo PSD/CDS. É que, a Constituição, só diz que o Presidente da República deverá ter em conta os resultados eleitorais, deixando margem à interpretação.

Depois de ontem Cavaco ter dito que a forma como irá decidir já está na sua cabeça, Passos Coelho cavalgou a onda esta manhã para dizer que tem “toda a confiança” no que o chefe de Estado fará no dia seguinte às eleições.

E Costa deixa uma mensagem que segue directamente para Belém: “Convençamos um a um os que ainda estão indecisos, os que estão convencidos a votar noutras forças políticas, o que não podemos fazer é deixar de nos bater por cada voto. Porque cada voto vai ser absolutamente essencial para garantir um resultado absolutamente inequívoco de maioria absoluta que não dê pretextos a ninguém para não nomear na segunda-feira um Governo do PS”.

Já ontem o líder do PS tinha sido mais evidente na demarcação face ao Governo de José Sócrates e hoje, num almoço em Gaia, voltou a insistir: “Nós também aprendemos com a nossa própria experiência e por isso fizemos diferente”. ​

sonia.cerdeira@sol.pt