Emissão de rádio no Zimbabué interrompida por… babuínos

Um grupo de babuínos interrompeu a emissão matinal de uma rádio local no sul do Zimbabué ao comer os cabos de fibra ótica, revela o jornal local Chronicle, citado pela Agência France Presse.

O diretor da estação YA FM, Munyaradzi Hwengwere, percebeu que algo de estranho ocorrera quando a rádio ficou subitamente silenciosa na manhã de quarta-feira.

"Temos um rádio no estúdio e ele parou de emitir de repente. Primeiro pensei que era um corte de energia" – declarou Munyaradzi Hwengwere, numa alusão ao facto de o país atravessar uma grave crise energética – "mas depois vi que as luzes continuavam ligadas".

Perante a situação, foram contactados os técnicos da Tel-One (empresa de telecomunicações), que descobriram que a torre de transmissão, localizada numa área montanhosa, tinha sido atacada por babuínos.

"Foi-me dito que pelo menos cinco deles comeram os cabos", revelou o diretor da estação.

A emissão matinal da YA FM – uma nova estação a emitir desde o fim de semana a partir de Zvishavane, uma cidade mineira no sul do país – ficou interrompida por uma hora, o que causou à estação perdas de 1.200 dólares (pouco mais de 1.000 euros) em receitas de publicidade.

Lusa/SOL