Morto líder do Estado Islâmico responsável por ataques no Iraque

As forças de segurança do Curdistão iraquiano anunciaram hoje a morte de um líder do movimento extremista Estado Islâmico (EI), que planeou vários ataques do grupo no norte do Iraque.

Morto líder do Estado Islâmico responsável por ataques no Iraque

Em comunicado, o conselho de segurança do Curdistão disse que o 'jihadista' Saad Falah al Kurdi foi abatido numa operação conjunta das tropas curdas e da coligação internacional liderada pelos Estados Unido, que está a bombardear posições do EI no Iraque.

O extremista morreu num ataque aéreo perto da cidade de Al Hawiya, na província de Kirkuk (norte). 

Al Kurdi era responsável por um órgão diretivo do EI em Kirkuk e terá planeado vários atentados terroristas no norte do Iraque, além de ser presumivelmente o autor intelectual de ataques suicidas cometidos em agosto, em Erbil, na região autónoma do Curdistão iraquiano. 

O EI conquistou a cidade de Mossul em junho do ano passado e declarou a constituição de um califado nas regiões sob o seu domínio no Iraque e na Síria, onde controla vastas zonas e várias cidades.

As forças curdas lideram a luta contra os 'jihadistas' no norte e noroeste do Iraque, onde vive a minoria curda iraquiana, que também é alvo de perseguições do EI. 

Lusa/SOL