Estas 6 coisas estão mais sujas que a sua sanita

É capaz de ter ficado assustado com este título. E tem razões para isso, pois há coisas que utiliza diariamente e estão ‘carregadas’ de bactérias.

O jornal Indepedent fez uma lista com alguns exemplos:

1. Estojos e pincéis de maquilhagem

Costuma utilizar maquilhagem todos os dias? Então talvez seja melhor dar uma vista de olhos no seu estojo e acessórios, pois podem estar repletos de bactérias. Se tem por hábito pôr os pincéis que usa na sua cara dentro de um estojo, está a transferir os germes da sua pele para dentro do estojo e depois novamente para o seu rosto.

Para evitar isto, lave com regularidade os seus pincéis e limpe o seu estojo, pelo menos uma vez por semana.

Tenha também atenção ao prazo de validade da sua maquilhagem. Muitas pessoas nem sequer sabem que os produtos de cosmética têm data de validade, mas é necessário ter atenção, uma vez que as bactérias começam a formar-se depois desse dia.

2. A base da sanita

Ao limpar a sujidade da sua sanita, é importante não se esquecer da base. Se for a ter em conta o mito (ou não) de que os homens têm tendência a não ‘acertar no alvo’, não é assim tão surpreendente que haja diversas bactérias na base da retrete e no chão à volta. Quando tiver de limpar a casa de banho, limpe mais do que uma vez estas zonas só para salvaguardar.

3. Smartphones

Sim, é verdade. Aquele aparelho que costuma passar várias horas nas suas mãos, nos seus bolsos, nas suas malas e que, no caso de algumas pessoas, dorme mesmo ao seu lado está cheio de germes.

São muitas as pessoas que utilizam os seus telemóveis na casa de banho e com isto, o visor do aparelho pode ficar coberto de baterias. Aliás com 10 vezes mais bactérias do que a sua sanita.

4. A berma do forno

Ao cozinhar, é natural que ocorram alguns salpicos de comida para fora do forno. Ainda que alguns estejam feitos de modo a proteger destes ‘pedaços’ de comida que saiam projetados das panelas, outros não estão. Se não der por estes salpicos, com o passar do tempo, pode criar mau odor.

Infelizmente, não há nenhuma ‘receita’ simples para este caso. Vai ter mesmo de retirar o forno de modo a limpá-lo.

5. Filtros

Costuma esquecer-se de trocar os filtros da sua máquina de lavar a roupa ou do frigorifico? A partir de hoje, ponha um lembrete. É mesmo essencial. 

Uma vez que o objetivo destes filtros é impedir que a sujidade passe para o sistema do eletrodoméstico, é normal que, ao fim de algum tempo, eles fiquem entupidos e repletos de germes. Ou seja, limpe-os com alguma regularidade.

6. Esfregonas

Se acha que é uma boa ideia passar uma esfregona pelo chão da casa, pense duas vezes. Sabia que pode estar a espalhar sujidade em vez de a limpar? As bactérias alojam-se nos fios e acabam por espalhar-se pelo chão e, ao deixá-lo secar, só ajuda a que estas se desenvolvam ainda mais – a humidade é o ambiente ideal para estes bicharocos.