Esta mulher sempre quis ser cega. E conseguiu

Jewel Shuping tinha um ‘sonho’ doentio: ser cega. Aliás, era mais do que isso. A norte-americana acredita que era assim que deveria ter nascido. E para o concretizar fez com que alguém lhe deitasse um líquido utilizado para desentupir canos nos olhos, para que pudesse viver como sempre desejou.

A mulher, de 30 anos, afirma que esta vontade começou a manifestar-se por volta dos três anos e que, com seis, chegou a passar horas a olhar fixamente para o sol, na tentativa de provocar uma lesão ocular, pode ler-se no Independent.

Aos 18, começou a usar óculos de sol e uma bengala. Dois anos depois, era fluente em braille. Ou seja, começou a fingir que estava cega.

Jewel adianta que sofre de um distúrbio psicológico raro, que faz com que as pessoas que nasceram saudáveis acreditem que deveriam ter nascido com algum problema.

Em 2006, encontrou um psicólogo que estava disposto a deitar nos seus olhos um líquido para desentupir canos, de modo a concretizar o seu 'sonho'. E assim aconteceu: o especialista começou por anestesiá-la e deitou duas gotas do líquido em cada olho. Um processo que a mulher explica ter sido doloroso e demorado seis meses ‘a fazer efeito’.

A norte-americana garante que nunca foi tão feliz como é actualmente, mas afirma que decidiu agora partilhar a sua história para alertar as pessoas quanto a estes problemas psicológicos e incentivar aqueles que sofrem deste distúrbio a procurarem ajuda especializada.