A Europa vai à faca

Dificilmente o tema poderia ser mais atual. O ciclo Europa Improvável arranca hoje no Teatro Maria Matos: uma peça do coletivo Rimini Protokoll, duas do galego Pablo Fidalgo Lareo, uma palestra-performance da croata Vlatka Horvat e uma conversa com Viriato Soromenho-Marques visam olhar a Europa de hoje à luz do seu passado. “Este ciclo, que…

Tudo gira em torno de questões como ‘por que está a Europa a passar agora por estas crises? O que aconteceu? Era isto imprevisível?’ “A Europa não é um dado adquirido, foi criada em cima de uma série de confrontos ideológicos, culturais, económicos, de tensões que não deixaram de existir. Durante décadas parecia que estávamos a superar todas as tensões, sempre em progresso, com mais solidariedade e integração. A globalização era motor de um crescimento económico na Europa e um pouco por todo o mundo. Mas quando o sistema começa a estalar também a Europa demonstra logo uma série de fragilidades”.

Assim, hoje estreia-se Europa em Casa, peça do coletivo Rimini Protokoll que, com o intuito de perceber o que pensam as pessoas sobre a Europa, até dia 18 leva os espetadores a casas particulares para fazerem parte de uma sessão na qual será preciso votar, criar alianças políticas, tomar decisões, num espetáculo que vai andar por várias cidades europeias. “Vão à procura da Europa real, não junto das instituições mas dentro de nós, na unidade mais pequena da comunidade europeia, a nossa casa. E a partir daí vão construir uma imagem da UE”. O resultado estará presente aqui.

Mas há mais para ver. De 7 a 10, o galego Pablo Fidalgo Lareo apresenta duas peças sobre a sua família, a guerra civil de Espanha e a ditadura: Haverás de ir à guerra que começa hoje (de 7 a 10) e O Estado Selvaxe, Espanha, 1939 (a 11). Já 15th Extraordinary Congress é uma performance-conferência, na qual a croata Vlatka Horvat convida a juntarem-se-lhe em palco outras seis mulheres, residentes em Portugal mas nascidas na ex-Jugoslávia (na Bósnia, na Croácia, na Sérvia) durante o período socialista, e que fugiram durante a guerra. Juntas irão tentar desvendar a história do seu país, através não só das memórias comuns como das suas próprias memórias pessoais (a 10, no Espaço Alkantara).

Há, ainda, uma conversa com Viriato Soromenho-Marques, a 14, que parte do seu livro, Portugal na Queda da Europa, para analisar as causas da crise europeia e perspetivar um futuro.

rita.s.freire@sol.pt