Jerónimo de Sousa: ‘Com este quadro, o PS tem condições para formar Governo’

O PCP rejeitará a formação de um Governo de direita e defende que o PS tem condições para formar governo.

Jerónimo de Sousa: ‘Com este quadro, o PS tem condições para formar Governo’

Eram 22 horas quando Jerónimo de Sousa reagiu aos resultados da noite eleitoral no Centro de Trabalho Vitória – no lado oposto da Avenida da Liberdade, onde Catarina Martins do BE falara minutos antes rejeitando a formação de um Governo de direita. E a mensagem seguiu o mesmo caminho, apelando aos jornalistas que a levassem diretamente a António Costa, o que provocou risos na sala. “Com este quadro, o PS tem condições para formar Governo”.

O Secretário-Geral considera que o facto de “a coligação ter sido a única força que perdeu votos”, mostrou a vontade do povo português em seguir outro caminho, pelo “a CDU também rejeitará a formação de um Governo de direita”.

Relativamente ao número de votos obtido pelo BE, Jerónimo de Sousa amenizou a questão lembrando as legislativas de 2011: “Há quatro anos o resultado foi diferente e não fizemos nenhum comentário, não há aqui qualquer concorrência ou duelo entre os dois partidos”. “Fixamo-nos é no resultado da CDU”, “não peçam ao PCP – em relação aos Verdes falarão eles – que se trave aqui um despique, os resultados são o que são”.

mariana.madrinha@sol.pt