‘A menos que Cristo saia do céu, Marcelo vai ser o próximo Presidente’

A certeza é de Miguel Sousa Tavares: “A menos que Cristo saia do céu, Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o próximo Presidente da República em Belém”. O escritor, comentando na SIC os resultados finais destas eleições legislativas, diz ainda não ter dúvidas de que, devido ao quadro institucional que vai existir no Parlamento, prevê…

‘A menos que Cristo saia do céu, Marcelo vai ser o próximo Presidente’

Já António Vitorino aposta que, perante este cenário parlamentar, o vencedor das eleições presidenciais vai ser apurado logo à primeira volta. Sem referir nomes, afirma apenas que o próximo Presidente da República tem de ter um perfil “menos de fação” e mais de uma pessoa que “faça pontes”.

Marques Mendes, por seu lado, considera que Marcelo e Sampaio da Nóvoa saem com vantagem desta noite eleitoral, em relação a Rui Rio e Maria de Belém.

Para os comentadores da SIC é certo que a Coligação (PSD-CDS) e o PS vão ter de dialogar. Segundo António Vitorino, o discurso de derrota de António Costa indiciou logo que os socialistas não vão bloquear o governo como os outros partidos de esquerda queriam. O mesmo pensa Marques Mendes, defendendo que os partidos “vão ter de se entender”. Em sintonia, Sousa Tavares concluiu que a mensagem do povo português foi clara: “Quer que este governo seja obrigado a negociar com o PS e que o PS chegue a acordo com o Governo”.

Sousa Tavares registou ainda o e “vendaval” que se instalou nos pequenos partidos que não conseguiram eleger nenhum deputado. 

catarina.guerreiro@sol.pt