Turista paga mais de 900 euros por viagem de táxi que custaria 35 em Hong Kong

Um turista suíço pagou hoje 8.000 dólares de Hong Kong (918 euros) por uma viagem de táxi, ou seja, quase 30 vezes mais do que era suposto, segundo o South China Morning Post, que cita uma fonte policial.

O insólito episódio ocorreu hoje, segundo a edição digital do jornal, que cita uma fonte policial, indicando que a tarifa ilegalmente cobrada entre o aeroporto da antiga colónia britânica e um hotel localizado na ilha de Kowloon marcará um recorde na cidade, dado que é cerca de 30 vezes superior ao valor normalmente pago pela distância, que seria de entre 250 e 300 dólares de Hong Kong (28,7 e 34,4 euros).

A mesma fonte policial indicou que, no passado, taxistas terão cobrado ilegalmente entre 1.000 e 2.000 dólares de Hong Kong (114,8 e 229,7 euros) por deslocações idênticas.

"É a primeira vez que vejo serem cobrados 8.000 dólares por uma viagem do aeroporto para Kowloon. Pode ser um recorde", afirmou a mesma fonte que, de acordo com o jornal, tem mais de 20 anos de experiência na polícia.

Apesar de o turista suíço de 22 anos, identificado apenas como "Adrian", não ter avançado para uma queixa formal, a polícia indicou que o departamento de tráfego vai dar seguimento ao caso.

Segundo um porta-voz da polícia de Hong Kong, depois de o jovem ter entrado no hotel a sua suspeita aumentou, tendo alertado os funcionários que o ajudaram a ligar para a polícia.

O turista terá dito aos agentes da polícia que se esqueceu do número de registo do táxi e que em breve iria deixar o território, pelo que não pretendia avançar com o caso, segundo a polícia.

Dados da Unidade de Queixas dos Transportes citados pelo jornal indicam que deram entrada 351 queixas contra taxistas devido a cobranças excessivas no primeiro trimestre de 2015, abaixo das 396 registadas durante o trimestre anterior.

Lusa /SOL