BE passa a ser a terceiro partido no Parlamento

Com os resultados das legislativas de ontem o BE elegeu 19 deputados e passou agora a ser terceira força política com maior representação na Assembleia da República. Os bloquistas ultrapassaram, assim, não só a CDU mas também o CDS.

BE passa a ser a terceiro partido no Parlamento

Depois de ter chegado a um grupo parlamentar com 16 deputados em 2009, o BE sofreu um grande revés nas legislativas de 2011 quando se ficou apenas pelos oito mandatos. O resultado do BE nestas eleições de ontem é o melhor de sempre.

A coligação Portugal à Frente conseguiu 104 mandatos e desses, 18 foram deputados eleitos pelo CDS – que perdeu seis face aos resultados obtidos nas legislativas de 2011, quando o partido de Paulo Portas chegou aos 24.

O PSD fica assim com 86 deputados, apenas mais um do que o PS, que elegeu 85. Em 2011, o PSD liderado por Pedro Passos Coelho conseguiu 108 mandatos e o PS de José Sócrates ficou-se pelos 74.

A CDU elegeu 17 deputados, mais um do que em 2011. E o PAN é a grande estreia no novo quadro parlamentar com um deputado eleito.

Recorde-se que ainda estão por apurar quatro mandatos que respeitam a dois deputados eleitos pelo círculo da Europa e outros dois pelo círculo de fora da Europa.

sofia.rainho@sol.pt