Ruy de Carvalho transferido para Lisboa por falta de neurocirurgião

O hospital de Portalegre justifica a transferência do ator Ruy de Carvalho para uma unidade hospitalar em Lisboa, na sequência de uma queda na cidade alentejana, com o facto de não ter a especialidade de neurocirurgia.

O ator, de 88 anos, sofreu no sábado uma queda no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre e, após assistência na unidade hospitalar alentejana, onde lhe diagnosticaram um traumatismo crânio encefálico, foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

"Não faz parte da carteira de serviços do hospital de Portalegre o serviço de neurocirurgia", explicou hoje à agência Lusa o enfermeiro diretor da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), António José Miranda.

De acordo com o mesmo elemento do conselho de administração da ULSNA, o hospital de Portalegre "adota sempre" este procedimento cada vez que regista um episódio desta natureza.

"Nós mandámos o ator Ruy de Carvalho de helicóptero para que a atuação fosse rápida. O procedimento é sempre este, nós não temos serviço de neurocirurgia e, habitualmente, transferimos os doentes para os hospitais gerais em Lisboa", disse.

Segundo António José Miranda, caso o doente apresentasse problemas relacionados com a área da neurologia, o hospital "tomava essa responsabilidade", mas como o paciente necessitava de cuidados de neurocirurgia foi encaminhado para um hospital central, neste caso para a unidade hospitalar da sua área de residência.

A filha do ator, Paula de Carvalho, disse no domingo à Lusa que Ruy de Carvalho continua internado no Hospital de Santa Maria e "está livre de perigo".

O ator vai continuar hospitalizado no serviço de neurocirurgia para "observação e por precaução", disse Paula de Carvalho.

Ruy de Carvalho, com 70 anos de carreira, foi condecorado em outubro de 2012 pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

No passado dia 12 de setembro, o ator, que já contracenou, entre outros, com Eunice Muñoz, Laura Alves, Paulo Renato, João Villaret, Josefina Silva, Maria Lalande, Igrejas Caeiro e Assis Pacheco, foi homenageado no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, antes de apresentar "Trovas e canções", um espetáculo que reúne três gerações de atores.

Segundo o programa da digressão, "Trovas e canções" subirá ao palco do Auditório do Casino Estoril, em dezembro, nos dias 01, 08 e 15.

Ator regular nos elencos das telenovelas e seriados televisivos nacionais, Ruy de Carvalho estreou-se, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça "O jogo para o Natal de Cristo", encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como "Ribeirinho".

Frequentou em seguida o Conservatório Nacional, e em 1947, pisou pela primeira vez o palco do Nacional D. Maria II, em Lisboa, integrando o elenco da companhia Rey-Colaço/Robles Monteiro.

Lusa/SOL