Malásia fecha 6798 escolas

As autoridades da Malásia ordenaram hoje o encerramento de 6.798 escolas, com cerca de 3,7 milhões de alunos, devido à nuvem de fumo provocada pela queima de plantações na vizinha Indonésia.

Malásia fecha 6798 escolas

A medida aplica-se a 11 estados da federação, ou seja, todos exceto um dos que pertencem à parte peninsular da Malásia, onde esta manhã a qualidade do ar oscilava entre moderada e pouco saudável, segundo o diário The Star.

O ministro da Educação, Mahdzir Khalid, disse que não descarta a possibilidade de ampliar a medida ao resto das jurisdições da ilha de Bornéu, caso os níveis de contaminação também se deteriorem nesta zona.

"Este assunto deve resolver-se de forma correta e rapidamente, já que pode prejudicar muitas crianças nas escolas", disse Khalid, que indicou que os alunos e cerca de 300 mil professores foram aconselhados a ficar em casa.

O ministério já tinha encerrado 4.561 escolas na segunda metade de setembro, depois de a contaminação superar o nível saudável.

Todos os anos há fogos intencionais nas ilhas indonésias de Sumatra e Bornéu, uma prática que os donos das plantações usam como método barato para limpar os terrenos.

Lusa/SOL