Helena Roseta quer manter-se presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

A recém-eleita deputada pelo PS Helena Roseta pretende manter-se no cargo de presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, por considerar que está a desenvolver um “trabalho interessante” que pretende levar até ao fim.

Helena Roseta quer manter-se presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

"Em princípio — porque nunca sabemos o dia de amanhã – vou manter-me. São [cargos] compatíveis", disse hoje à agência Lusa.

"Quero acabar o meu mandato. Estamos a fazer um trabalho interessante que pretendo manter. As coisas estão previstas para eu continuar" na Assembleia Municipal, acrescentou a também líder do movimento Cidadãos por Lisboa.

Helena Roseta indicou que quem terá de ser substituído (mas não na sequência das legislativas de domingo) é o socialista José Leitão, que até agora desempenhava as funções de primeiro secretário na Assembleia Municipal e substituía a presidente na sua ausência.

José Leitão foi nomeado líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Municipal, depois de Rui Paulo Figueiredo ter apresentado a demissão do cargo em julho.

Helena Roseta era a "número três" da lista do PS pelo círculo de Lisboa nas eleições legislativas de domingo, depois de António Costa e Eduardo Ferro Rodrigues.

Depois de ter sido vereadora na capital, a arquiteta foi eleita para a Assembleia Municipal de Lisboa em setembro de 2013, na lista do PS, terminando o mandato em 2017.

Lusa/SOL