Skoda também lança hoje site para informar clientes

A Skoda vai disponibilizar ainda hoje no seu site uma ferramenta para que os seus clientes em Portugal possam confirmar se o seu carro tem o software que falseia as emissões poluentes, confirmou o SOL junto da SIVA. Quanto à Audi, deverá fazê-lo apenas nos próximos dias.

A Volkswagen disponibilizou hoje no seu site a ferramenta de pesquisa, que permite aos condutores portugueses de veículos de passageiros ou comerciais da marca saberem, através do número de chassis, se vão ser chamados a curto prazo para uma revisão do sistema. Há 53.761 carros da marca alemã nesta situação.

No seguimento desse comunicado, o SOL contactou a SIVA relativamente às outras duas marcas suas representadas que integram o lote de 94.400 carros afectados em Portugal. Fonte oficial da SIVA confirmou que a Skoda (8.800 veículos) irá enviar ainda hoje um comunicado sobre o assunto, estando a partir dessa altura a ferramenta disponível no seu site (ou em site próprio para o efeito). Quanto à Audi (31.838 unidades), segundo a SIVA essa informação aos clientes será feita até ao final da semana.

{relacionados}

Recorde-se que o escândalo das emissões falseadas dos veículos Volkswagen, através de um software que as reduzia em situações de teste, rebentou em meados do mês passado. O grupo alemão confirmou que haverá 11 milhões de automóveis a gasóleo com esse software em todo o mundo, das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, e dos motores TDI 1.2, 1.6 e 2.0.

Em Portugal são 94.400 veículos das marcas VW, Audi e Skoda, mais cerca de 17 mil da Seat, que não é representada pela SIVA. No site da Seat em Portugal também ainda não está disponível a informação sobre os veículos afectados. A marca espanhola do grupo germânico refere no site que está a aguardar “que a investigação da Volkswagen AG termine” para informar os clientes.

emanuel.costa@sol.pt