Volkswagen cancela investimentos. Autoeuropa em risco?

O presidente da Volkswagen fez hoje um anúncio que traz incerteza sobre a expansão da fábrica da Autoeuropa, em Portugal. Matthias Mueller assumiu que o grupo alemão vai ter de adiar ou cancelar investimentos, quando a unidade portuguesa tem em curso um projeto de 670 milhões de euros até 2019, que irá gerar 500 novos…

Volkswagen cancela investimentos. Autoeuropa em risco?

O investimento foi contratualizado com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no ano passado. A iniciativa conta com apoios públicos e permite duplicar a produção e a capacidade de exportação da unidade de Palmela. A fábrica ficará com uma nova plataforma onde será possível a construção de novos modelos.

Contudo, as declarações de Muller geram incógnitas sobre o futuro deste projeto. "Vamos rever todos os investimentos previstos, e os que não forem absolutamente vitais serão cancelados ou atrasados", disse o presidente executivo a cerca de 20 mil funcionários na sede da empresa alemã, esta terça-feira, citado pela Bloomberg.

O gestor não especificou que investimentos estão em causa – terá de ser feita uma avaliação pela empresa – mas assumiu que o programa de eficiência do grupo terá de ser revisto. E deixou um aviso: “Vou ser completamente claro: isto não será indolor".

Muller explicou que a polémica com as emissões adulteradas em 11 milhões de veículos poderá gerar custos acima do esperado. Os 6,5 mil milhões de euros já postos de parte para revolver o problema não serão suficientes para cobrir multas e potenciais implicações legais, acrescentou.

joao.madeira@sol.pt