Insultos, o caso Carrillo e as alegadas ofertas do Benfica a árbitros. Todas as denúncias de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho até está em ‘fora de jogo’, uma vez que decidiu não voltar a marcar presença em estádios enquanto decorre o processo relativo à expulsão no Bessa, mas resolveu ‘entrar em campo’ na segunda-feira no programa “Prologamento” da TVI24 para comentar toda a atualidade leonina. E não foi bonito de se ver.

Insultos, o caso Carrillo e as alegadas ofertas do Benfica a árbitros. Todas as denúncias de Bruno de Carvalho

Num painel composto pelos comentadores Manuel Serrão, Eduardo Barroso e Pedro Guerra, o papel principal foi entregue ao presidente do Sporting que, à sua maneira, disparou em várias direções. Por entre insultos, farpas aos rivais (Benfica e FC Porto) e avisos a fundos e empresários, os temas quentes no reino do 'leão' fizeram ferver o programa, que ainda ficou marcado pelo confronto verbal entre Bruno de Carvalho e o diretor da Benfica TV.

Consulte alguns dos temas abordados durante mais de duas horas:

Artur Soares Dias

"Os relatórios são sigilosos [de Soares Dias] e não retiro uma vírgula do que disse a seguir ao jogo. O que disse tinha a ver com o facto de na reunião preparatória a equipa de arbitragem querer ser pouco notada, à entrada e saída. Seja isso dito ou não, não me parece que isso motive um processo disciplinar. Se calhar nunca comprou mas o Sporting tem uma caderneta e eu estou lá"

Caso Carrillo

"Se o jogador chega ao pé de mim e me diz que não quer jogar mais no Sporting, devo pensar o quê? Que está comprometido com qual projeto, com o meu?"

"Se gostava de o ver jogar? Sim. Se acho que o Sporting fez bem? Sim. Carrillo disse-me que não queria jogar mais no Sporting, pelo que não está comprometido connosco. Tento renovar com Carrillo há ano e meio. Mas no futebol há problemas que não se resolvem"

"O Carrillo é bom ou não? Se é bom, só aparece a proposta do Leicester, esse colosso do futebol mundial? Confirmo [os 12 milhões de euros]. Eu quando era miúdo também acreditava no Pai Natal mas depois deixei de acreditar"

"A minha expectativa era que este ano passasse a ser um grande jogador. Ele tem todo o talento. Os sportinguistas já perceberam o que se passou… Se me pergunta se gostava de ter o Carrillo a jogar? Claro que gostava. O João Mário tinha uma proposta de um clube e renovou. O Cédric podia ter saído a custo zero e não quis. O Matheus teve uma proposta milionária de um clube francês e renovou. O Gelson também renovou. Eles têm de ser respeitados por isto. Uma coisa é olharmos para um problema pontual, mas temos de olhar para o todo. O que tenho de respeitar enquanto presidente é os atletas que querem jogar no Sporting"

"Se concretizar aquilo que disse, que não quer mais jogar pelo Sporting, pode ir do Cucujães ao Mérida, ou ao Partizan. E entre estes clubes está o Benfica e o Porto"

Maxi Pereira

"Pedro Guerra, atleta conhecida do Damaiense… Este senhor chega aqui e diz que Carrillo devia ser o dossiê prioritário. Quanto ao Maxi, já ouvi dizer que foi uma cobardia do presidente do Benfica. O que ouvi nos corredores do futebol é que de 15 em 15 dias almoçava com Jesus. Eu não sou comentador, sou presidente. No Sporting trabalhamos de uma forma distinta, percebemos o que é a cascata das decisões que tomamos. O Maxi é um assunto, o Carrillo é outro assunto. O Ruben Amorim a treinar sozinho no Jamor é bonito?"

André Martins

"André Martins é um jogador do Sporting, da nossa formação, tenho muito carinho por ele. A renovação está nas mãos da direção"

Doyen

"Não tenho dúvida absolutamente nenhuma das razões do Sporting. Se o Sporting perder, porque é possível, vai recorrer para os tribunais e aí temos a certeza absolutamente que o ganhamos. O Benfica tem dois traumas: Vale e Azevedo e Jorge Jesus. Depois vêm dizer que o presidente do Sporting rasga contratos"

Jorge Jesus

"Se há uma coisa que nunca ninguém vai conseguir é colocar-me a mim e a Jorge Jesus um contra o outro. (…) As coisas todas têm o seu timing. Tomamos as decisões em conjunto e a decisão Carrillo foi também" 

"Estou a adorar trabalhar com Jorge Jesus. Estamos numa sintonia que espanta muita gente e o Carrillo é outro assunto em que estamos em sintonia. Gostávamos que não tivesse acontecido e que o jogador estivesse a jogar"

Football Leaks

"Há 32 documentos sobre o Sporting no Football Leaks e sete apenas sobre o Benfica. Aquilo é para fingir, é sempre sobre o Ola John. Que maravilha"

“O Fotball Leaks foi criado a 29 de setembro, às 5h17. Tem 32 documentos sobre o Sporting, sete sobre o FC Porto e sete do Benfica, mas estes são sempre do mesmo, do Ola John, que não interessa para nada. É um ataque claríssimo ao Sporting e ao FC Porto, o Benfica está ali só para fingir"

"Têm tanta noção de cidadania que pararam o site até terça-feira. Curiosamente, o presidente do Sporting vinha à TVI na segunda-feira"

Mitroglou

"O Benfica pagou o triplo pelo Mitroglou do que o Sporting oferecia. Se o Sporting o quisesse era no final do dia. Quando estava a assinar pelo Benfica, liguei ao empresário. Confirmo. Pagaram o triplo"

Danilo

"O Sporting assina um contrato com o Marítimo a 10 de junho. O Sporting diz que sim senhora, entramos em negociações com o jogador e há um problema por 30% por parte do agente. Todos os dias falámos com o Carlos Pereira e o jogador diz que sim mas há esse problema. Ele foi de borla para o Marítimo e ficou 70% para o clube e 30 para o agente. Dia 18 é enviada uma carta do Marítimo para o FC Porto com uma minuta. O Marítimo fechou o acordo connosco e achou que deveria ir negociar com outros. Bem sei que o Marítimo tentou vender o Danilo ao Benfica mas não conseguiu. A 21 de junho, recebo um SMS, quando já negociava com o FC Porto. A 29 de junho diz que vai dar anuência para os exames médicos ao FC Porto"

"Carlos Pereira, quando se é sério, não se negoceia com dois ou três clubes"

Mitroglou

"O Benfica pagou o triplo pelo Mitroglou do que o Sporting oferecia. Se o Sporting o quisesse era no final do dia. Quando estava a assinar pelo Benfica, liguei ao empresário. Confirmo. Pagaram o triplo"

Jantares alegadamente pagos pelo Benfica a árbitros

"É entregue esta prenda, aos quatro árbitros do jogo, dois delegados e um observador. Dá 28 jantares por jogo, tanto na equipa A como equipa B. Só em jantares, por ano, deve rondar 140 mil euros. E tudo em prendas, tudo deve rondar um quarto de milhão de euros. Disseram-me que tudo isto é entregue aos árbitros e a Federação e Liga é que deve achar se isto é bonito. Nos balneários deixamos-lhes comida e vai lá o fisioterapeuta ver se estão bem"

Sócios

"Andaram eles a gozar com o Bayern Munique, e quando limparam os mortos, o Sporting e Benfica estão quase com os mesmos sócios"

hugo.alegre@sol.pt