Economia

Portugueses donos de Skoda e Seat também já podem verificar o seu carro

A Skoda e a Seat também já disponibilizaram no seu site uma ferramenta para que os clientes em Portugal possam confirmar se o seu carro tem o software que falseia as emissões poluentes. A Volkswagen lançou o sistema durante a manhã e a Audi deverá fazê-lo apenas nos próximos dias.

Os clientes da Skoda e da Seat em Portugal podem ver no site oficial de cada uma das marcas se o seu carro está na ‘lista negra’ das emissões poluentes, confirmou o SOL no site de ambas as marcas. Basta inserir o número de chassis do carro, que pode ser encontrado no Certificado de Matrícula – o também chamado ‘livrete’ –, ou no exterior do carro, no fundo do vidro da frente, do lado do condutor.

A Volkswagen foi a primeira marca a disponibilizar a informação em Portugal, tendo enviado um comunicado esta terça-feira de manhã. No seguimento dessa informação, o SOL contactou a SIVA, importadora oficial das marcas Volkswagen, Skoda e Audi, relativamente às outras duas construtoras. Fonte oficial da empresa confirmou que a Skoda iria ter a ferramente a funcionar ainda hoje, o que já aconteceu. A empresa informou ainda que quanto à Audi isso só vai acontecer nos próximos dias, até ao final da semana.

Em Portugal há 94.400 veículos das marcas VW (53.761), Audi (31.838) e Skoda (8.800) envolvidos no escândalo das emissões que atingiu o grupo alemão. A estes há que juntar mais cerca de 23 mil da espanhola Seat, que não é representada pela SIVA.

Recorde-se que o escândalo das emissões falseadas dos veículos Volkswagen, através de um software que as reduzia em situações de teste, rebentou em meados do mês passado. O grupo alemão confirmou que haverá 11 milhões de automóveis a gasóleo com esse software em todo o mundo, das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, e dos motores TDI 1.2, 1.6 e 2.0.

emanuel.costa@sol.pt