Chocolates, ervilhas, latas de óleo. As armas secretas dos nazis durante a II Guerra

Por acaso, como muitas descobertas são feitas. A filha do responsável pelos serviços de anti-sabotagem britânicos durante a II Guerra Mundial, o barão Victor Rotschild, descobriu recentemente desenhos dos engenhos explosivos mais imaginativos criados pelos alemães durante a guerra.

Entre eles está uma barra de chocolate armadilhada que os nazis esperavam que fosse aberta por Winston Churchil. Não se sabe como o doce chegaria ao primeiro-ministro britânico, mas este departamento do MI5 (os serviços secretos de Sua Majestade) descobriram-na e, para a história, apenas ficará o desenho.

Entre outras bombas que o MI5 apanhou a tempo está um tacho que contém um prato típico dos ingleses, ‘bangers and mash’ que significa salsichas com puré de batata – no caso acompanhada com ervilhas. Como funcionava o engenho? Uma parte do tacho tinha água que, quando a bomba fosse ativada, entraria em contacto com as ervilhas secas. Quando estas estivessem completamente hidratadas, o explosivo detonaria.

Outra bomba que parece de ficção estava dentro de uma lata de óleo. E havia mais uma dentro de um ‘termos’.  Basicamente, a ideia era usar objetos do dia-a-dia, que não chamassem a atenção. Mas o MI5 foi mais esperto do que os peritos em sabotagem nazis.

A história foi contada pela BBC que adianta que os desenhos, muito minuciosos, são da autoria de um autodidata, Lawrence Fish.

Fish era o filho de um dos agentes do pequeno serviço de anti-sabotagem do MI5, Donald Fish, e os desenhos foram feitos a pedido de Rotschild. Além deste agente, a equipa era composta por Victor Rotschild e pela sua sua secretária. Foram descobertos 25 desenhos, veja alguns deles aqui

teresa.oliveira@sol.pt