Condutora alemã exige à Volkswagen devolução do dinheiro do seu carro

Uma condutora alemã exigiu ao grupo Volkswagen uma indemnização e a devolução do dinheiro que pagou pelo seu carro devido ao escândalo da manipulação das emissões de gases poluentes nos motores a gasóleo da empresa.

Fontes do tribunal de Braunschweig, no norte da Alemanha, citadas pela Efe, disseram hoje ter recebido uma queixa de uma condutora particular, formulada por um advogado de Bochum (oeste) em sua representação, que adquiriu um automóvel do modelo 'Blue Motion' por razões ecológicas.

Segundo o advogado, a condutora decidiu comprar o modelo Volkswagen 'Blue Motion', apesar de ser mais caro do que outros equivalentes, por considerar que provocava menos danos ao meio ambiente e agora sente-se defraudada.

Ora, continuar a conduzir um automóvel que provoca mais emissões de gases poluentes do que as declaradas "não é aceitável" para a sua cliente, acrescentou o advogado.

Esta queixa segue-se a uma outra apresentada há uma semana, também no tribunal de Braunschweig, por um investidor privado que pretende ser ressarcido pela perda verificada na aquisição de ações do grupo Volkswagen há uns meses atrás.

O Conselho de Supervisão da Volkswagen tem hoje uma reunião extraordinária, 13 dias depois da demissão do presidente Martin Winterkorn, que saiu após o escândalo que afeta 11 milhões de carros em todo o mundo.

O grupo Volkswagen vai hoje apresentar um plano calendarizado para sanar a questão da manipulação das emissões de gases poluentes, iniciando assim a recolha à oficina de 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Este prazo foi estipulado pelas autoridades alemãs ao grupo Volkswagen, que no dia 27 de setembro enviou uma carta ao departamento legal do fabricante para que indique como vai resolver a questão.

Nessa carta era exigido que até hoje o maior fabricante automóvel do mundo apresentasse um "plano temporal e medidas vinculativas" para que todos os seus veículos na Alemanha cumpram com os limites legais de emissões de gases sem qualquer 'software' que altere dados.

 

Lusa