Frente & Verso

Se fosse mosca optaria por programas mais radicais, mas não deixaria de colocar a hipótese de acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém à mesa de voto. Aí, como quem não quer a coisa, pousava num lugar alto, discreto e com visibilidade. Então abriria os olhos o mais que pudesse e não perderia…

Não desvalorize a curiosidade. Seria uma prova dos nove à classe política e à condição humana. Quando está em jogo o interesse pessoal de cada um deles, e estando esse interesse em colisão com o do partido em que militam, que caminho optam por escolher? O de si próprios ou da solidariedade com o grupo de que fazem parte? Não direi o que acho, qual seria o meu palpite. Se porventura me transformar em mosca e embarcar nesta aventura (se não me apetecer bater as asas noutra direção) logo o farei.

Porque a Marcelo interessa ver Passos Coelho perder as eleições. Poucos acreditarão, se a coligação ganhar as eleições com uma maioria, que o primeiro-ministro não anuncie com pompa ou circunstância (ou as duas) a candidatura de Rui Rio. E porque a Maria de Belém interessa que António Costa perca as eleições. Poucos acreditarão, se o PS ganhar as eleições, que Costa não anuncie com circunstância ou pompa (ou as duas) o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa. Em quem votarão Maria de Belém e Marcelo? Vai uma aposta? 

luis.osorio@sol.pt