Por que quer o PAN pôr as mulheres a usar copo menstrual

Para André Silva, de 39 anos,  que se tornou o primeiro deputado eleito por um pequeno partido desde 1999, o resultado obtido pelo Pessoas-Animais-Natureza (PAN) nas legislativas de domingo mostra que “as consciências estão a mudar em relação aos cuidados da ‘nossa casa comum’” (expressão usada pelo Papa para se referir ao planeta Terra, na…

Por que quer o PAN pôr as mulheres a usar copo menstrual

Daí que uma das propostas do PAN – e uma das que, aliás, mais furor têm feito nos media nacionais apesar de não ser exatamente uma novidade – seja a distribuição gratuita de copos menstruais em consultas de planeamento familiar e nos centros de saúde. “Financeiramente, [o copo menstrual] é mais vantajoso, responde a uma necessidade cíclica feminina e minimiza os danos sobre o planeta”, explica o líder do partido, revelando, satisfeito, que “a proposta tem despertado bastante a curiosidade do público feminino”.

Para o PAN, esta é mais uma medida no sentido de promover a sustentabilidade do planeta, reduzindo os resíduos através da alteração de comportamentos individuais. E, esclarece André Silva, mesmo que a Direção-geral da Saúde não aceite a proposta para distribuir gratuitamente estes objetos, há outras hipóteses: “Investir em campanhas de sensibilização e baixar a taxa aplicada sobre estes produtos femininos, por exemplo”, propõe.

Acabar com utilização de animais nos circos

O agora deputado, que pratica mergulho, não ficou surpreendido com a sua eleição. Esperava mesmo que o PAN elegesse, pelo menos, dois deputados.

No Parlamento, promete dar visibilidade à iniciativa legislativa de cidadãos (ILC), que foi entregue em março na Assembleia da República, depois de reunir mais de 50 mil assinaturas, contra os maus tratos e o abate de animais de companhia nos canis municipais. E para promover uma verdadeira integração dos animais nas famílias, a ideia do PAN, “com longo alcance social”, passa pela redução do IVA sobre a alimentação e tratamentos médicos para animais “para a taxa mínima”.

Outra causa pela qual o PAN se baterá, assevera ainda André Silva, é a proibição da utilização de animais nos circos: “Vamos apresentar um projeto-lei para acabar com os animais no circo, que são muitas vezes esquecidos”, explica ao SOL.