Vida

Este truque ajuda-o a memorizar os nomes das outras pessoas

Tem dificuldade em decorar o nome de um amigo ou colega de trabalho? Este pequeno truque vai ajudá-lo a acabar com o problema. 

De acordo com um estudo que será publicado no jornal Consciousness and Cognition, os investigadores afirmam que a repetição é a chave para reter uma informação. Mas a melhor forma de reter um nome é dizê-lo a outra pessoa.

Ou seja, se não consegue decorar o nome da sua nova colega (Rita, por exemplo), diga-o várias vezes enquanto conversa com a Andreia ou o Hugo no trabalho.

“Nós sabíamos que repetir em voz alta era um bom método para memorizar, mas esta é a primeira vez que um estudo mostra que se essa repetição for feita num contexto comunicacional é mais eficiente”, explicou Victor Boucher, professor da Universidade de Montreal, ao Huffington Post.

Para além deste, existe um outro truque o pode ajudar a memorizar o nome de uma pessoa: Quando a conhecer, pergunte-lhe algo sobre a sua vida e os seus gostos. Isto fará com que a pessoa fale durante mais tempo e, da próxima vez que estiver com ela, o seu cérebro irá associar mais rapidamente a forma de falar à pessoa e, consequentemente, às informações que já recolheu sobre ela.

Para ler o artigo original (em inglês) clique aqui.