Polícia dos EUA descobre 39 imigrantes ilegais fechados num camião no Texas

As autoridades norte-americanas divulgaram esta semana um vídeo onde se mostram 39 imigrantes ilegais a serem resgatados de um camião pela polícia no Texas, com sinais de desidratação e cansaço extremo, depois de uma denúncia anónima.

De acordo com o vídeo registado a 18 de setembro, mas só agora divulgado pela própria polícia do condado de Frio, no Texas, os polícias abrem a porta de trás do camião e imediatamente surgem várias pessoas em tronco nu a procurar ar fresco para respirar, sendo também visíveis algumas que simplesmente se deixam cair à procura de ar fresco.

O condutor do camião, Drew Christopher Potter, de 33 anos, foi acusado de quatro crimes, um de tráfico de imigrantes com o intuito de proveito financeiro, e mais três acusações relacionadas com o transporte de pessoas sem documentação.

As 39 pessoas, incluindo quatro crianças, são da Guatemala, El Salvador e México, arriscando-se a apanhar até 10 anos de prisão.

Depois de terem sido tratados no hospital, os imigrantes ilegais foram entregues à Patrulha de Fronteira, em Laredo, segundo a agência espanhola Efe.

 

Lusa/SOL